9 de março de 2023

Cartas para Jordan

 


France, 1985 

"Quantos anos já vividos, revividos, simplesmente por viver. Quantos erros cometidos tantas vezes repetidos por nós dois
(...) Quantas dúvidas deixadas no momento pra se resolver depois." 🎧

Querido Jordan, saudade é um sentimento que se expressa dentro da gente em forma de aperto no peito, a gente fica vago, viaja no tempo e se sente só, mesmo que rodeado de pessoas. É difícil impedir que a saudade venha, ela me pega em momentos mais inoportunos: quando vou a igreja que frequentávamos juntos, quando tomo chá da tarde na casa de tia Louise, quando vou a algum pub na cidade ou até mesmo quando visito o Parque Le Bois de Vincennes- o meu preferido na primavera.

Mas, saudade é uma coisa que a gente não impede, a não ser que a gente esqueça, e essa meu caro, é a parte mais difícil. Todas essas coisas deveriam ser contadas junto a você, em uma mesa em qualquer cafeteria da cidade ou em algum jardim admirando o por do sol. Deveríamos estar relembrando a nossa histórias, por mais absurda que pareça, ainda acho uma história incrível. 

Lembro do dia em que veio a porta da minha casa e se declarou, lembro da sensação que me invadiu o corpo, uma sensação inacreditável. Mesmo sendo nós diferentes na idade, sempre te achei muito maduro, Jordan, aquela época foi um período muito instável, como você sabe me casei muito nova, fora um casamento arranjado, mas não posso reclamar de fato de todos aprendizados que passei dentro dele, sejam eles bons ou ruins. Logo após a separação uma angustia me invadiu, me sentia impotente e dependente, não de amor, mas de presença, no casamento fiz o que muitas pessoas fazem e não deveriam: se anular por algo ou alguém.
Depois do término confesso que estava angustiada e perdida, principalmente brava por ter deixado alguém me machucar tanto. 

Poucos meses depois te conheci, você chegou como um príncipe, lindo e radiante, se mostrou interessado, aparentemente imaturo no amor, mas muito seguro de si, conversamos sobre longas histórias, seu sorriso irradiava minha alma, e me fazia acreditar que tudo fosse possível novamente, e com um sorriso lindo e gentil você me disse que queria ficar comigo. Uma onda de felicidade e pavor me invadiu o corpo, eu também te queria, mas estava com medo, medo de me desconectar de mim novamente e nesse percurso fazer algo que eu não poderia: te magoar. 

Indubitavelmente neguei.
Mesmo querendo dizer sim. 

Gentilmente sorri e lhe disse "quem sabe no futuro" você sorriu e concordou e com um tempo foi embora. Muito tempo se passou e nosso futuro se reescreveu... 

Nosso futuro...


O nosso futuro é sol poente numa tarde de verão ou furiosa tempestade em alto mar?

(...) 

Anos se passaram, nunca mais nos falamos.

(...)

Qual a possibilidade de nos reecontrarmos? Consegues imaginar que palavras tem poder? Pagaríamos para saber...


Seja o que for, eu quero escolher estar com você, Jordan.


 Sinto uma falta absurda de você. 



"Aparências, nada mais, sustentaram nossas vidas
Que apesar de mal vividas, têm ainda uma esperança de poder viver
Quem sabe rebuscando essas mentiras e vendo onde a verdade se escondeu, se encontre ainda alguma chance de juntar: Você, o amor e eu"🎧

Para sempre sua, Sophie. 


Autoral
Música: Aparências de Márcio Greick